top of page

Unidade de Reabilitação da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) adquire equipamento

  • da Universidade Federal do Piauí
  • 19 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

HU-UFPI é o primeiro hospital universitário a adquirir cicloergômetro, indicado para a mobilização precoce em pacientes internados na UTI

O Hospital Universitário da

, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio de de sua Unidade de Reabilitação, adquiriu um cicloergômetro, aparelho motorizado e computadorizado para ser usado na realização de exercícios de ganho de força muscular e melhora da função cardiopulmonar dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital.

O equipamento é indicado para promover aumento da força muscular, melhorar a mobilidade e a capacidade funcional. “O HU-UFPI é o único hospital universitário do país a possuir este aparelho. Ela irá incrementar o protocolo de mobilização precoce nos pacientes críticos, já instituído na Unidade, e facilitará a intervenção nos pacientes comatosos, que não tem atividade motora ativa, minimizando os efeitos deletérios decorrentes do imobilismo no leito", relata a Fisioterapeuta Laís Santos, Coordenadora Técnica da Fisioterapia da UTI do HU-UFPI.

O novo aparelho foi apresentado aos funcionários da UTI nesta quinta-feira (5), ocasião em que receberam treinamento sobre o uso do equipamento, ministrado por representantes do fabricante. O cicloergômetro pode ser usado em treinamentos passivos, quando o paciente não tem força para realizar o movimento; ativo-assistidos e ativos, e ainda possui sensibilidade para espasmos musculares. “Detectado um espasmo, os motores param imediatamente e invertem o ciclo para promover relaxamento da musculatura”, diz Mauro Bokel, diretor da empresa fornecedora do equipamento.

Além da melhora da mobilidade e da redução de espasmos com relaxamento da musculatura, a mobilização precoce desenvolvida por meio do cicloergômetrico traz inúmeros benefícios ao paciente como facilitação no desmame da ventilação mecânica e redução no tempo de permanência na UTI, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, que retornam mais rapidamente à atividades normais, bem como melhora a autoestima e o bem-estar.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page